Os apartamentos pequenos de até 20m² a 35m² estão cada vez mais em alta, tanto para pessoas que desejam morar sozinhas, quanto para investir em um espaço para locação que será disponibilizado em aplicativos como Airbnb e Booking.
Independente do nome que damos para os apartamentos pequenos (studios, lofts, microapartamentos ou kitnets), a procura por esse tipo de espaços menores aumentou principalmente durante a pandemia, com o home office em alta e jovens que desejavam morar sozinhos em partes diferentes do mundo e se mudar com mais facilidade.
Essa facilidade do trabalho remoto, permitiu que as pessoas pudessem trabalhar enquanto viajam e por isso, também viu-se ai, uma grande oportunidade de investimento, já que os apartamentos pequenos costumam ter o tamanho de um quarto de hotel, mas com um custo menor e a facilidade de ter tudo o que precisa para o dia-a-dia.
O que acontece também, é que esse aumento no número de apartamentos pequenos para locação, fizeram com que a concorrência aumentasse, exigindo que não apenas a localização fosse privilegiada, mas também que a decoração chame a atenção para atrair novos locadores.
Pensando nesse tipo de espaço, neste artigo, vamos trazer algumas dicas de como ampliar e valorizar apartamentos pequenos para quem deseja morar em um ou usá-lo como uma nova fonte de renda.
Técnicas para valorizar um apartamento pequeno
Um apartamento pequeno, seja para morar ou alugar em sites de acomodações precisa ser funcional, moderno e criativo. Diferente de um imóvel para locação comum em que tudo costuma ser neutro para se adaptar as necessidades de um inquilino independente do seu gosto, no caso de espaços para locação por diária, as pessoas procuram conforto e comodidade, sim, mas também, estilo e personalidade.
Pensando nisso, bate a preocupação de como fazer isso em um espaço tão pequeno, em que muitas vezes é preciso escolher entre a cama e o sofá. Mas, a Designer Único trouxe algumas dicas que vão te ajudar a criar um espaço que não apenas traga a sensação de amplitude, mas que atraia a atenção de possíveis locadores.
Algumas dicas de decoração são básicas quando pensamos em decorar um apartamento pequeno, como, por exemplo:
- Preferir cores claras que dão a sensação de mais amplitude;
- Colocar espelhos estratégicos para criar a ideia de mais espaço;
- Investir em uma boa iluminação que ajude a destacar os pontos fortes da decoração;
- Preferir sempre móveis sob medida para otimizar o espaço;
- Preferir um único piso em todo o espaço para não gerar divisões de cômodo.
Essas são técnicas muito importantes e básicas quando o assunto é decorar um apartamento pequeno.
Mas, uma coisa que é muitas vezes se esquecem é que na busca de tentar colocar uma casa inteira em um pequeno espaço, o resultado pode ser o excesso de coisas, que impede a mobilidade e prejudica também o visual do lugar.
Um apartamento pequeno precisa ter o aconchego de uma casa com a praticidade de um hotel. Se o espaço é reduzido, às vezes só é preciso otimizar na escolha do que é realmente necessário ter dentro daquilo que o ambiente se propõe a oferecer.
Por exemplo, se você tem menos de 35m², o ideal é focar em uma boa cozinha que ocupe uma pequena parede, uma mesa que te permita trabalhar, fazer suas refeições e receber alguns amigos, e quando o assunto é descanso, focar em uma cama confortável e espaçosa que te garanta momentos de relaxamento e ainda se destaque na decoração.
Abrir mão do sofá, pode parecer algo trivial, mas que pode otimizar e muito seu espaço, permitindo ainda que você abuse da criatividade em outro ponto da casa.
A cabeceira da cama personalizada e sob medida, por exemplo, pode se tornar a protagonista do apartamento pequeno, sendo ela capaz de aumentar a sensação de espaço.
Optar por uma cabeceira sem muita altura, mas que vá de um lado ao outro da parede ou que apenas seja mais largas do que a própria cama, como os modelos abaixo ajuda a alargar o espaço:
Mas, nesse caso, a escolha da cor do acabamento da cabeceira também precisa contrastar com a cor de fundo da parede para não criar uma linha divisória que pode gerar o efeito contrário.
Agora, se você tem um apartamento pequeno, mas que é todo aberto como um espaço único, talvez a sensação de alongamento não seja necessária. Nesse caso, uma cabeceira alongada que vá do chão ao teto, pode ser uma boa opção para criar a ideia de um espaço mais alto.
Veja aqui mais dicas de como escolher o tamanho da sua cabeceira de cama personalizada: Como escolher o tamanho de cabeceira ideal para seu quarto?
Ter um apartamento pequeno é um ótimo investimento pessoal e também uma boa fonte de renda extra. Aproveite para criar um espaço cheio de estilo e personalidade que com certeza você encantará também pessoas que estão em busca de algo que foge da própria rotina. Se precisa de ajuda para criar uma cabeceira de cama sob medida e personalizada para o seu espaço pequeno, entre em contato com a Designer Único que somos especialistas em criar camas que vão valorizar o seu ambiente.
0 comentários