QUEM SOMOS

DICAS DE DECORAÇÃO

VIDEOTECA DESIGNER ÚNICO

ENTRE EM CONTATO

X


Dicas de Decoração

Como manter sua cabeceira de cama limpa
Blog Dicas de Decoração, como limpar a cabeceia de cama estofada de forma correta
  • Postado em 15/abril/2020
  • Atualizado em 13/novembro/23

Como limpar a cabeceira da cama estofada da forma correta

A limpeza da cabeceira estofada precisa ser feita da forma correta conforme a estrutura e tecido da peça, visando garantir a sua durabilidade.

A cabeceira de cama estofada é um dos móveis mais desejados para o quarto. E como ela é capaz de conferir um visual totalmente novo para o cômodo, escolhê-lo não é nada fácil, além de ser um investimento com inúmeros benefícios.

Leia mais: 11 Benefícios em ter uma cabeceira de cama planejada

Então, se você já tem uma cabeceira estofada pra chamar de sua, ou se ainda não tem a sua, chegou a hora de aprender como cuidar e limpar para garantir a durabilidade desse móvel.

Mas, se você ainda não tem a sua, continue a ler este artigo e use essas informações para avaliar o tipo de acabamento que faz sentido não apenas para a sua preferência pessoal, mas também, para a sua rotina.

Como limpar uma cabeceira estofada?

Por ser um móvel do quarto e utilizar muitas vezes de tecidos finos, a cabeceira, diferente de um sofá que tem muito mais desgaste, precisa de uma limpeza e higienização suave e delicada.

Então, antes de usar qualquer tipo de produto na hora de fazer a limpeza da cabeceira da cama, é importante analisar o tecido que faz o acabamento da peça.

Isso, porque cada tecido tem suas particularidades e a limpeza acontecerá conforme a exigência e necessidade desse material.

Mas fique tranquilo, pois algumas soluções e cuidados simples, podem te ajudar a recriar aquela aparência bonita do móvel quando você comprou.

Os tecidos mais comuns utilizados nas cabeceiras de cama, são:

  • couro,
  • seda,
  • linho,
  • camurça,
  • suede,
  • veludo e
  • bouclê, mas existem vários outros.

Por serem os mais usados, vamos trazer aqui algumas dicas de como realizar a limpeza da cabeceira estofada de acordo com cada um desses tecidos. Então, continue a leitura

Passos para limpar cabeceira de linho ou veludo

Para a limpeza de cabeceira estofada no linho ou veludo, você vai precisar de 1 litro de água morna em um recipiente limpo e misturar com 200ml de vinagre branco.

Com a ajuda de um pano limpo e macio, você passar delicadamente por toda a peça. Se existir alguma mancha ou sujeira mais pesada no tecido, você pode aplicar a mistura no local com uma esponja.

Deixe a cabeceira secar naturalmente, sem exposição ao sol.

Passos para limpar a cabeceira de couro, napa ou corino

A limpeza da cabeceira em couro, napa ou courino precisa ser feita com um pano de lã de carneiro, banhado em água com sabão neutro.

Neste caso, além de higienizar a peça, será necessário também realizar a hidratação do tecido a cada três meses, para evitar rachaduras, rasgos ou descascados. 

De preferência, você deve usar hidratante próprio para couro. Mas, caso não seja possível, você pode usar eventualmente um hidratante de corpo neutro ou amaciante para roupas.

Passos para limpar a cabeceira de camurça

No caso das cabeceiras estofadas em camurça, a limpeza deve ser feita apenas com água e sabão neutro, sendo aplicada com o auxílio de um pano em microfibra bem torcido, para ficar apenas úmido. 

Além disso, os tecidos em camurça, precisam ser escovados uma vez por semana

Passos para limpar a cabeceira bouclê

O tecido bouclê, tecido que voltou com força total, é muito delicado, por isso, a limpeza de cabeceiras com este tecido é feita usando apenas um aspirador de pó ou com limpeza a seco profissional.

Cuidados com a cabeceira estofada

Esses cuidados na limpeza da cabeceira nos diferentes tecidos, são necessários, pois alguns procedimentos comuns podem danificar a peça e prejudicar o visual na decoração do quarto. 

Por isso, veja o que não fazer na limpeza da cabeceira estofada do seu quarto independente do tecido.

Exposição ao sol

Expor a sua cabeceira estofada ao sol pode desbotar o tecido e danificar suas fibras. Seja durante a limpeza, quanto na disposição da peça no quarto, procure evitar que ela receba incidência direta do sol na maior parte do dia.

Umidade

A umidade excessiva, além de prejudicar a estrutura e tecido da sua cabeceira estofada, colabora com a proliferação de fungos e bactérias responsáveis por doenças respiratórias.

Por isso, se você mora em regiões muito úmidas, mantenha sempre a casa arejada para que o ar circule e, se possível, use constantemente um desumidificador no ambiente.

Para reduzir este problema, as cabeceiras estofadas projetadas pela Designer Único saem de fábrica com anti-mofo, e este deve ser reaplicado no móvel de tempos em tempos.

Produtos impróprios

Alguns produtos devem ser evitados na hora da limpeza da cabeceira estofada independente do tecido, são eles:
– cloro,
– sabão em pó e
– detergente de cozinha para lavar louça.

Se estiver com dúvidas, prefira sabão ou xampu neutro. Dessa forma, você evita que o tecido da sua peça fique grosso e áspero.

Cuidados profissionais com a cabeceira estofada

Além dos cuidados específicos que mencionamos nas linhas anteriores, você pode usar semanalmente o aspirador de pó e/ou espuma seca para remover sujeiras superficiais.

Agora, falando no que evitar para aumentar a durabilidade da sua cabeceira estofada, você também pode aproveitar serviços profissionais que vão ajudar a aumentar a vida útil e beleza da sua peça.

É recomendado que ao menos duas vezes ao ano você realize uma limpeza mais pesada e profissional, com empresas especializadas neste tipo de serviço.

Mas, além da higienização profissional da cabeceira estofada, você também pode prevenir acidentes e manchas através da impermeabilização do tecido.

A impermeabilização para tecidos é a aplicação por pressão de um polímero de alta tecnologia que torna o tecido hidro-repelente. Ou seja, ele faz com que o estofado não absorva líquidos derramados, evitando muitos problemas e manchas.

O tratamento não veda os poros do tecido, mas cria um campo magnético que repele os líquidos derramados até que sejam retirados com um papel toalha ou pano seco.

Este procedimento não altera a cor, textura ou maleabilidade do tecido. Além de evitar manchas, a impermeabilização evita a impregnação de poeira e o encardimento, e ainda facilita a limpeza de sujeiras secas. 

O objetivo é aumentar a vida útil do tecido, dando mais resistência e proteção contra os raios solares, ácaros, mofos e outros agentes alérgicos.

Conclusão

Realizar a manutenção e limpeza da cabeceira estofada da sua cama periodicamente, faz com que seu móvel dure muito mais tempo e continue bonito.

Quer adquirir sua cabeceira estofada personalizada ou já é nosso cliente e precisa de ajuda na manutenção do seu móvel? Entre em contato com a Designer Único e fale com a nossa equipe para te ajudar.

4 Comentários

  1. Maria da Conceição Pinto

    A cabeceira da minha cama box é de Courino.td ano na temporada de chuva ela fica impregnada de mofo. Chega a apodrecer o forro que encosta na parede. Isso me causa um desconforto e dor de cabeça constante. Acha que devo excluir essa cabeceira?

    Responder
    • Antonio Santos

      Olá Maria da Conceição, tudo bem? Mofo é um fungo que se prolifera em locais úmidos. Caso seja o caso do seu quarto, o ar condicionado poderá ajudá-la no controle da temperatura do ambiente. Está cabeceira infelizmente precisa ser descartada, pois o mofo e de alta proliferação em espumas e da forma como você descreveu possivelmente a espuma já foi afetada.

      Responder
  2. Renata

    Qual a melhor cabeceira para lugares com muita umidade, como é o caso de cidades praianas?

    Responder
    • Antonio Santos

      Olá Renata tudo bem? Obrigado pela pergunta…As cabeceiras mais indicadas para regiões úmidas são as em tecidos de fácil manutenção como couro ecológico, natural e seda sintética.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This